Eric Clapton

 

Eric Clapton nasceu em Ripley, Inglaterra, em 30 de março de 1945. A paixão pelo Rythm & Blues de artistas como Robert Johnson e Muddy Watters o levou a desde cedo aprender a tocar guitarra e participar de todas as bandas que pudesse.

Expulso da escola de artes por rebeldia, aprendeu a tocar em pubs e pequenos shows. Se juntou aos Yardbirds, banda inglesa de grande influência que teve o mérito de reunir três dos maiores guitarristas de todos os tempos em sua formação: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page (que mais tarde formaria o Led Zeppelin).

Abandonou os Yardbirds em 1966 e após duas passagens pelos Bluesbreakers (da qual saiu por não suportar a rigidez de J. Mayall) formou, juntamente com o baterista Ginger Baker e o baixista Jack Bruce, a banda Cream, que gravou três álbuns e se desfez por diferenças musicais após menos de dois anos de carreira muito produtiva.

Com o fim do Cream Clapton se tornou músico de estúdio, gravando um disco solo e tendo uma rápida passagem pela banda Blind Faith com quem gravou um único disco. Entre outras participações especiais gravou com os Beatles o solo de guitarra da música While My Guitar Gently Weeps. A sua ligação com os Beatles porém infelizmente não se resumiu a sua participação em algumas músicas; durante anos manteve um relacionamento mais do que amigável com Patty Boyd, esposa de George Harrison, num triângulo amoroso que durou anos, a início às escondidas e depois abertamente, o que incrivelmente não abalou a amizade entre os guitarristas.

Juntamente com dissidentes da banda Delanie and Bonnie and Friends (que abria shows para o Blind Faith), Clapton montou a banda Derek and The Dominos, com quem lançou um de seus maiores sucessos, a música Layla, abertamente dedicada à esposa de George Harrison. Participou da banda Duane Allman (que mais tarde fundaria os Allman Brothers).

No início da década de 70 os problemas pessoais e conflitos emocionais levaram Clapton a uma difícil fase de vício em heroína, que o levaria ao ostracismo durante alguns anos. A volta ocorreu em 1974 com a inesperada I Shot The Sheriff, um reggae (Clapton foi o responsável pelo lançamento para as paradas mundiais de Bob Marley). A boa fase musical rendeu também o clássico Cocaine em 1978. Durante a década de 80 a aceitação por parte do público foi crescente.

Em 1990 Clapton ganhou seu primeiro Grammy com a música Bad Love. Sua fama aumentava ainda como compositor de excelentes trilhas sonoras para filmes (entre outras Rush).

Em 1992 ironicamente alcançou o maior sucesso de sua carreira com a música Tears In Heaven, dedicada ao filho morto aos 4 anos (ao cair da janela do apartamento da namorada de Clapton). O disco acústico contendo a música e regravações de outros clássicos foi um sucesso absoluto e ganhou dezenas de prêmios, inclusive seis Grammys. O disco Unplugged marcou ainda uma volta de Clapton às suas raízes de blues, confirmada com o álbum From The Craddle, apenas de canções tradicionais, um tributo aos clássicos que influenciaram o seu estilo.

Eric Clapton é considerado um dos mais perfeitos guitarristas da história, tocando com extrema técnica e sentimento, além de um estilo inconfundível. No auge da adoração de seus fãs na década de 70 uma pichação em um muro de Londres resumia o fascínio que sua música exercia: "Clapton Is God".


"A única educação musical que tive foi descobrir sobre o blues. Quer dizer, eu queria saber tudo."
(Eric Clapton)

"Se você quiser tocar rock and roll você terminará tocando como Chuck, ou baseado em algo que você aprendeu com Chuck, porquê não existe outra escolha. Ele realmente pavimentou o caminho."
(Eric Clapton)

"Sexo - quando é bom é bom demais, quando é ruim ainda é bom - ouvir Eric Clapton é mais ou menos assim."
(Tom McGuinness)


Discografia

Five Live Yardbirds (1964)
For Your Love (com os Yardbirds, 1965)
Fresh Cream (com o Cream, 1966)
Disraeli Gears (com o Cream, 1967)
Wheels of Fire (com o Cream, 1968)
Best of Cream (1969)
Goodbye Cream (1969)
Live Cream (1970)
Eric Clapton (1970)
Layla and Other Assorted Love Songs (com Derek and the Dominos, 1970)
Live Vol. 2 (com o Cream)
History of Eric Clapton
Eric Clapton & The Yardbirds
Eric Clapton at His Best (1972)
Eric Clapton's Rainbow Concert
Derek and the Dominoes in Concert (1973)
461 Ocean Boulevard (1974)
There's One in Every Crowd,
E.C. Was Here (1975)
No Reason To Cry (1976)
Slowhand (1977)
Backless (1978)
Just One Night (1980)
Another Ticket (1981)
Time Pieces (The Best of Eric Clapton, 1982)
Time Pieces Vol. II
Money and Cigarettes
Strange Brew: The Very Best of Cream (1983)
The Pros and Cons of Hitchhiking (com Roger Waters, 1984)
Behind the Sun (1985)
August (1986)
Crossroads (caixa coletânea, 1988)
Journeyman (1989)
The Layla Sessions (com Derek and the Dominos, 1990)
24 Nights (1991)
Rush (trilha sonora)
Unplugged (1992)
From the Cradle (1994)
The Cream of Eric Clapton (1995)
The Very Best of Cream (1995)
Phenomenon (trilha sonora, 1996).
Pilgrim (1998)